Presidente da AIASD-CV anuncia construção de uma casa pastoral na Boa Vista
O Presidente da Associação das Igrejas Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde (AIASD-CV), Natalino Correia anunciou no domingo, a construção de uma casa pastoral na Boa Vista, O Presidente da Associação das Igrejas Adventista do Sétimo Dia em Cabo Ve...
O Presidente da Associação das Igrejas Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde (AIASD-CV), Natalino Correia anunciou no domingo, a construção de uma casa pastoral na Boa Vista,
O Presidente da Associação das Igrejas Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde (AIASD-CV), Natalino Correia anunciou no domingo, a construção de uma casa pastoral na Boa Vista, para reforçar o trabalho dessa congregação, bem como a realização de uma grande campanha evangelística no mês do Maio.
Terminou na segunda-feira, a visita de uma delegação à Boa Vista composta pelos Pastores Edson Monteiro, Samyles Tavares e liderada pelo presidente da AIASD-CV, Pastor Natalino Correia.
Foram três dias de intenso trabalho, com formações para os diversos departamentos da Igreja como Ancionato, Diaconato, Aventureiros, Tesouraria, Desbravadores, Ministério Pessoal e Jovens.
Ao ministrar a formação sobre liderança eclesiástica, o presidente exortou os líderes a não permitir nenhum tipo de ação, comportamento ou atividades que possam profanar o templo do Senhor.
“Se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”. 1 Timóteo 3:15.
Natalino Correia realçou que a tendência da moda nos vestuários, casamento, cabelo têm representado uma preocupação nas Igrejas à nível mundial e Cabo Verde não passa despercebido.
“Quando se fala de casamento, tem-se permitido muitas coisas inaceitáveis”, por isso pediu aos líderes e sobretudo os diáconos a serem mais rigorosos.
“É necessário que os próprios noivos sejam criteriosos na realização do maior projeto da sua vida, do maior sonho a realizar. Por exemplo, a seleção das damas, dos cavaleiros, uma conversa atempada com as madrinhas e os padrinhos quando não são cristãos, e a conformidade com os nossos princípios é fundamental. Quiçá indicar no próprio convite traje formal”, aconselhou.
Correia elogiou a postura dos irmãos da Boa Vista, aconselhando a não quebrar ou abandonar o estilo de vestuário que têm usado, sobretudo na casa do Senhor e no Seu Santo sábado.
Segundo o presidente da AIASD-CV, os líderes devem trabalhar para enaltecer os padrões cristãos.
Na ilha, ainda a delegação auscultou as preocupações dos membros que prende sobretudo com a falta de um Pastor na ilha.
Natalino Correia garantiu que a associação está a trabalhar para a vinda de um Pastor à Boa Vista, o mais rápido possível.
“Dado a demanda na Boa Vista, a presença pastoral na ilha torna-se imprescindível, daí que estamos a projectar a construção de uma casa, para incrementar o trabalho de evangelização nessa ilha”, disse o presidente.
A delegação da IASD-CV reuniu-se com o vereador da Juventude da Câmara Municipal, inteirando-se um pouco da situação dos jovens da ilha, deixando em aberto a possibilidade de trabalhar em parceria com a edilidade no combate ao alcoolismo e outras drogas.
Natalino Correia manifestou o interesse em adquirir lotes de terrenos na zona de expansão do bairro de Boa Esperança, para futuramente construir uma igreja, um jardim infantil e um Centro de Influência.
Pastor Edson Monteiro exorta a criação de vários Pequenos Grupos na Boa Vista
Por sua vez, o pastor Edson Monteiro ministrou uma formação sobre líderes de Pequenos Grupos (PGs), dando algumas dicas e estratégias para que Boa Vista possa num futuro muito breve ter vários PGs.
Edson Monteiro salientou que há uma grande diferença entre classe de estudos bíblicos, culto e PG.
O PG, segundo disse, deve ser uma reunião atrativa e vibrante, com a realização do trabalho social, uma receção calorosa, momentos de louvor e atribuição de tarefas aos próprios amigos.
Cada PG deve ter um nome, um versículo, grito de guerra, hino especial e uma t-shirt de identificação e os seus membros devem estar conectados, seja via rede social, chamadas ou mensagens.
Edson incentivou o departamento do Ministério Pessoal a trabalhar em sintonia com a direção da Igreja na criação de vários pequenos grupos no bairro de Boa Esperança, Sal Rei e Rabil, para facilitar o trabalho da Igreja.
Já o diretor do MP frisou que estão munidos de ferramentas para aceitar o repto lançado pelo Pastor, sublinhando que muito em breve vão nascer os primeiros PGs, com a vista a preparar o terreno para a grande campanha evangelística no mês de Maio.
Durante essa formação, um jovem da Igreja do Palmarejo, cidade da Praia, que se encontra em missão de serviço à Boa Vista, reforçou a grande importância do PG na sua vida.
“Tinha uma vida nada favorável, mas foi no PG que encontrei o conforto e a coragem para frequentar a Igreja Adventista e hoje tornei-me membro desta congregação. Por isso digo-vos não hesitem em implementar esse projeto na Boa Vista, que certamente vão colher bons frutos”.
Por seu turno, o homem das Finanças da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde, Samyles Tavares, orientou as famílias a fazer uma boa administração dos seus recursos, com olhos fixos numa poupança.
Conforme assegurou, as finanças (o dinheiro) têm assolado e destruído muitas famílias, no entanto, aconselhou a cada membro, nomeadamente os casais a fazer uma gestão correta dos seus recursos, ter uma atitude digna, assertiva e evitar consumos por capricho.
Entretanto, os três Pastores deixaram Boa Vista na segunda-feira levando na bagagem para capital a ideia da construção de uma casa pastoral na ilha, a realização de uma grande campanha evangelística para o mês de Maio e a promessa da instalação oficial de um Pastor nesse município.
----
Texto: Elsa Vieira