Na Itália, Florenza dá o nome de Ellen White a uma rua
A rua renomeada atravessa o campus da Universidade Adventista Italiana Villa Aurora. Nomes de ruas em Florenza, Itália, estão prestes a receber um acréscimo surpreendente. Em 10 de dezembro de 2021, a cidade mudará o nome de uma de suas ruas para "Vi...
A rua renomeada atravessa o campus da Universidade Adventista Italiana Villa Aurora.
Nomes de ruas em Florenza, Itália, estão prestes a receber um acréscimo surpreendente. Em 10 de dezembro de 2021, a cidade mudará o nome de uma de suas ruas para "Via Ellen Gould White", em homenagem a um dos cofundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, uma autora notável, disseram os líderes da igreja no país.
A cerimónia será a etapa final de um pedido da Universidade Adventista Italiana Villa Aurora às autoridades municipais. A escola requereu que a rua que passa pelos novos prédios do campus, hoje conhecida como Via del Pergolino, seja rebatizada em homenagem à pioneira adventista.
Depois da cidade de Florenza ter indicado que o pedido de mudança de nome foi aceite, os responsáveis do estabelecimento agradeceram às autoridades locais “a sensibilidade que demonstraram ao reconhecer a boa intenção e a relevância da proposta apresentada”.
A autarquia declarou que levou em conta vários aspetos em consideração para deferir o pedido. Entre eles, afirma que a instituição religiosa estava nesta propriedade desde 1947. Além das instalações da escola, ela usava algumas de suas instalações para abrigar famílias de pacientes internados em uma unidade de saúde próxima.
A prefeitura também explicou que apenas os edifícios escolares circundam a rua afetada pela mudança de nome proposta e, de acordo com um costume secular, as ruas de Florenza muitas vezes recebem seu nome da realidade ao seu redor. Finalmente, ressaltou que a mudança de nome permitirá que os transeuntes circulem no local sem percorrer o caminho errado. Atualmente, a semelhança entre dois nomes de ruas próximas - Via del Pergolino e Viuzzo del Pergolino - tem causado alguma confusão.
No dia da cerimónia de inauguração do nome da rua, a universidade também inaugurará um Centro de Estudos e Documentação Ellen G. White na biblioteca da escola.
Sobre Ellen G. White
Na preparação para a inauguração do novo centro, a escola compartilhou informações sobre a vida e obra de Ellen White. Comunicou ao público em geral que Ellen White (1827-1915) é "uma pessoa muito especial" para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Com Joseph Bates e seu marido James, Ellen White foi cofundadora do movimento religioso formalmente declarado em 1863 como Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. “Uma líder religiosa, escritora prolífica, reformadora social, mas também esposa e mãe, sua influência multifacetada foi sentida muito além das fronteiras denominacionais."
Funcionários da escola observaram que, em 2014, a revista Smithsonian a incluiu em sua lista dos "100 americanos mais influentes de todos os tempos".
Para os adventistas do sétimo dia, disseram as autoridades, Ellen White também é uma pessoa especial porque “eles reconhecem por meio de sua obra a manifestação do dom bíblico de profecia”.
Após sua morte, uma fundação foi estabelecida - o Ellen G. White Estate - onde os leitores podem consultar as obras completas de Ellen White no inglês original, bem como em muitas outras línguas, incluindo o italiano. “Para promover ainda mais o conhecimento da obra e dos escritos de Ellen G. White, centros de estudo foram estabelecidos em várias partes do mundo. Eles são comumente conhecidos como escritórios regionais, centros de pesquisa e centros de estudo do White Estate.
O centro no campus da Universidade Adventista Italiana Villa Aurora será incluído na lista oficial de centros administrados pela Fundação Ellen G. White Estate, disseram as autoridades. Incluirá uma grande seleção dos escritos publicados por Ellen White em inglês, italiano e outras línguas. Esses livros serão incluídos na biblioteca da escola e colocados à disposição de leitores e pesquisadores, afirmaram.
Por Lina Ferrara, Hope Media Italy, e Marcos Paseggi, Adventist Review
Fonte: www.interamerica.org/fr/2021/11/en-italie-florence-donne-le-nom-dellen-white-a-une-rue
Tradução: Guilherme Vieira Lima