ADRA chega a Cabo Verde após anos de tentativas

A recém-formada comissão para a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em Cabo Verde, recebeu neste domingo 03 de Abril, a comitiva da ADRA para uma reunião de concertação com o seu Diretor ao nível da Divisão, Pr. Emanuel Kossi D...


  • Compartilhar:

A recém-formada comissão para a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em Cabo Verde, recebeu neste domingo 03 de Abril, a comitiva da ADRA para uma reunião de concertação com o seu Diretor ao nível da Divisão, Pr. Emanuel Kossi Dodzi e a Andreia Dos Anjos, comissionada pela divisão para integrar a equipa da ADRA em Cabo Verde.

Nas palavras do Pr. Emanuel Kossi, “basta de conversas e diálogos”, pois após uma minuciosa avaliação de Cabo Verde, a ADRA chegou a conclusão de que o arquipélago reúne todos os requisitos para se tornar o 123º país membro da plataforma ADRA. Todas as diligências estão prontas para, num prazo de 30 dias, acontecer o solene ato de inauguração da ADRA Cabo Verde, contando com a presença de ilustres parceiros e convidados como os diretores ou representantes da ADRA Portugal, ADRA Brasil e ADRA West Africa, bem como todas as entidades que localmente terão um papel ativo na vida da agência humanitária.

ADRA em Cabo Verde

Para o Pr. Natalino, presidente da Associação das Igrejas Adventistas, a chegada da ADRA representa um marco histórico para Cabo Verde.

Neste primeiro encontro, foram apresentados os membros aprovados pela União Oeste do Sahel para constituir o organismo diretivo da ADRA em Cabo Verde. São esses, o Pr. Natalino Correia, Andreia dos Anjos, Luis Tavares, Manuel Fernandes, Ana Maria Furtado, Aquiles Almada, o presidente da União, Pr. David Njock, Koffi Frederick, Ermiliana Pachito, Elias Montrond Fernandes, Maria de Fátima Gonçalves e Vanusa Ribeiro. Uma equipa multidisciplinar que segundo o diretor da ADRA, Pr. Kossi, é muito estratégica para o sucesso da ADRA em Cabo Verde.

ADRA em Cabo Verde

A ADRA é uma organização humanitária da igreja adventista que trabalha sem distinção política, religiosa, étnica e racial. Desde 1957 tem agido no mundo todo com projetos humanitários tendo o único foco, aliviar a dor dos que sofrem. Pelo trabalho feito, ADRA é desde 1987, membro do conselho humanitário das Nações Unidas.

A operacionalização da ADRA em Cabo Verde está à distância do tratamento das burocracias na documentação para licenciamento e certificação junto da ADRA internacional e do governo de Cabo Verde, atos que segundo o Pr. Kossi, são céleres e facilmente tratados. Ainda, o referido pastor afirma que a partir do dia 4 de Abril, Cabo Verde estará inserido na plataforma mundial de gestão de projetos da ADRA, e isso significa que Cabo Verde fará parte ativa do planeamento estratégico global da ADRA.

ADRA em Cabo Verde

Até o final deste mês a equipa trabalhará juntamente com técnicos que chegarão no país para se produzir um documento oficial com o plano estratégico da ADRA Cabo Verde.

Um bem haja!

Por Luis Tavares