'TikTok Grandma' aumenta o ministério de estudo bíblico para quase 30.000 seguidores
Quando Betilda Vázquez Quiej, de 64 anos, descobriu o aplicativo TikTok, uma plataforma de rede social que usa vídeos curtos, ela foi motivada a iniciar um ministério de estudo bíblico. A avó de oito filhos começou a compartilhar versículos bíblicos...
Quando Betilda Vázquez Quiej, de 64 anos, descobriu o aplicativo TikTok, uma plataforma de rede social que usa vídeos curtos, ela foi motivada a iniciar um ministério de estudo bíblico. A avó de oito filhos começou a compartilhar versículos bíblicos e uma mensagem encorajadora todos os dias de sua casa em San Lucas Sacatepéquez, na Guatemala.
Quiej logo começou a ganhar muitos seguidores. Em apenas dois anos desde que ingressou no TikTok, ela acumulou mais de 29.700 seguidores.
Suas mensagens diárias seguem o tema “Não temas” e incluem os cursos bíblicos “Fé de Jesus” e outras iniciativas promovidas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela recentemente destacou os 10 Dias de Oração que a igreja mundial segue no início de cada ano.
No momento ideal
O TikTok ganhou popularidade no início da pandemia de coronavírus no início de 2020, e era o momento perfeito para ela começar com o aplicativo, disse Quiej.
Em sua mensagem de vídeo TikTok de 29 de dezembro de 2021, Betilda Vázquez Quiej incentivou seus seguidores a não desistir, dizendo que o esforço humano e o poder divino são as chaves do sucesso.
“Fiquei motivada a começar com as plataformas de mídia social porque a maioria das pessoas está conectada e passa muito tempo, mesmo durante seus períodos produtivos no trabalho, ouvindo mensagens nas redes sociais”, disse Quiej. “Elas mantêm o telefone ao lado delas e dedicam tempo para ouvir e ver vídeos, e então percebi que o Espírito Santo pode trabalhar por meio de um áudio, por meio de um vídeo”. Isso foi motivação suficiente para Quiej iniciar seu ministério.
“Um dia, notei que tinha mais de 1.000 seguidores e pensei: ‘Bem, eles gostam do que estou fazendo’, então continuei fazendo isso, tentando melhorar a cada dia”, disse Quiej.
Adventista do Sétimo Dia desde os 13 anos de idade e natural da Nicarágua, Quiej é ativa em sua igreja adventista de San Bartolomé Milpas Altas, na Guatemala, tendo servido como anciã principal no ano passado. Ela foi recentemente nomeada novamente como anciã e tesoureira.
Avó, Empresária e Membro Ativo
Como esposa, mãe, avó e empresária, Quiej se mantém ocupada durante o dia, começando com a meditação pessoal. Ela também tira tempo para fazer exercícios, jardinagem e administrar suas duas escolas de beleza. Todas as tardes ela faz vídeos no TikTok. Ela também faz postagens no Facebook Live e recentemente abriu uma conta no Instagram.
Os vídeos diários de Quiej ganharam popularidade como a avó adventista do sétimo dia TikTok na Guatemala, que compartilha mensagens bíblicas encorajadoras todos os dias.
Ela estuda o melhor horário para postar seus vídeos no aplicativo TikTok todos os dias, tira um tempo para responder perguntas que seus seguidores lhe enviam e tenta ignorar ou bloquear mensagens de ódio que ela recebe ocasionalmente.
Um ministério muito pessoal
“Isso se tornou um ministério muito pessoal para mim”, disse Quiej. O que ela mais gosta é que ela encontrou um propósito em compartilhar as promessas da Bíblia. Seus seguidores estão baseados em muitos países diferentes, incluindo Argentina, Bolívia, Equador, México, Peru e Estados Unidos.
Quiej compartilhou que recebeu muitas perguntas de centenas de pessoas. “Posso não saber a resposta para todas as perguntas, mas a Bíblia sabe e tem todas as respostas”, disse ela.
“Eu vejo isso como um ministério tão importante porque temos que pregar essa mensagem [evangelho] em todo o mundo, e acredito que estou fazendo exatamente isso, pregando na Europa, Ásia, América e no resto do mundo. Quero que Jesus venha e quero usar todas as oportunidades que puder para esse fim”, disse Quiej.
Não há limites para pregar a Palavra de Deus
Quiej disse que é abençoada todos os dias que compartilha no TikTok - 365 dias do ano. “Eu adoro isso nas redes sociais, que não há limite para pregar a Palavra de Deus.” Ela sonha em ser surpreendida pelas pessoas que ela tocou com a mensagem da Bíblia em seu ministério quando chegar ao céu.
Ela teve altos e baixos em sua vida. Ela deixou a igreja por dois anos e voltou para o Senhor, foi rebatizada e se apegou a Jesus desde então. Quando Quiej pensa em como Deus a ajudou neste ministério, ela fica grata.
A conta do TikTok de Betilda Vázquez Quiej tem o tema “Não temas” e apresenta um versículo da Bíblia e uma mensagem encorajadora todos os dias do ano.
Quiej e seu marido, Moisés, estão casados há 48 anos. Ela vive na Guatemala desde que se casaram. Seus três filhos moram na mesma cidade e são ativos em sua igreja local.
“Quando comecei a usar as redes sociais, eu era como uma galinha bicando milho, com os dedos, mas agora estou gerindo melhor e é o suficiente para o meu ministério”, disse ela. Não foi fácil, mas ela adora tecnologia e continua aprendendo como ela pode ser constantemente inovadora e dinâmica. Ela acredita que qualquer pessoa pode compartilhar as mensagens de amor e esperança encontradas na Bíblia por meio de seus dispositivos móveis.
Quiej espera em breve ultrapassar 30.000 seguidores no TikTok e continuar crescendo seu ministério. Ela continuará o ministério no Facebook e em breve começará os estudos bíblicos no Instagram.
Fonte: Adventist Review
Tradução: Guilherme Vieira Lima