Notícias

Entrevista com a diretora do Ministério da Criança e do Adolescente

O sábado 18 de Julho foi uma data especial celebrada em muitas das igrejas que já começaram a realizar cultos presenciais – o Sábado das Crianças.

Numa mensagem alusiva ao evento1, o Presidente da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, pastor Ted Wilson, refere que as crianças são “a herança do Senhor” (Salmo 127:3) e apelou a igreja mundial a mostrar mais carinho, atenção e apoio a estas joias do reino de Cristo.

Neste contexto reproduzimos aqui uma conversa informal gravada em Mindelo em princípios deste ano em que Guilherme Vieira Lima (GVL) fala com a Diretora do Ministério da Criança e do Adolescente da Igreja Adventista em Cabo Verde, Marleide de Pina (MDP), sobre a missão e as atividades desenvolvidas por este importante departamento da igreja.

GVL – Um dos Anciãos de Mindelo referiu-se à sua visita a esta igreja como um reencontro. Como podemos entender essa afirmação, será simplesmente porque acompanhou o seu esposo no ministério aqui em S. Vicente ou por ter exercido alguma atividade na área da educação?

MDP – Eu diria pelos dois momentos. Trabalhei efetivamente com o meu esposo nesta ilha e também por ter trabalhado na área da educação. Reencontro porquê? Depois de muitos anos eu pude novamente me reencontrar com uma igreja, com irmãos que há muito tempo não estávamos em contacto direto como o fizemos hoje.

GVL – É verdade, a vida da família pastoral é às vezes um pouco dura porque quando chega num lugar cria amizades e também como diretora da Escola Adventistas Pr. Francisco Cordas e do Jardim Nosso Amiguinho criam-se muitos laços de amizade, sentimentais, e quando estão quase a consolidar-se é hora de partir, é muito duro, e a gente nunca sabe se vai se reencontrar. Para ir direto à questão, como se sentiu ao entrar de novo nesta igreja de Mindelo?

MDP – Foi reconfortante, reconfortante porque pude ver crianças, que tinha deixado com cerca de quatro anos e que hoje são dirigentes dos programas da igreja. Então, isso é bastante maravilhoso porque indica que a obra de Deus não parou, teve continuidade. Mais reconfortante ainda é de constatar que aquelas que eram crianças hoje são baluartes da igreja, na pregação do evangelho.

GVL – Vemos assim a grande importância deste ministério. Poderia, irmã Marleide, indicar-nos os pontos altos da formação realizada em Mindelo.

MDP – Bem, nós trabalhamos quatro projetos para trabalhar não somente com crianças e pais adventistas, mas também para alcançar crianças não adventistas, assim como pais não adventistas.

A missão da igreja é salvar almas, então quando trabalhamos com crianças dentro da nossa igreja estamos a salvar almas, mas precisamos também sair, alcançar outras pessoas.

E trabalhamos as Quartas de Poder como forma de revitalizar a igreja, preparando as nossas crianças para serem futuros líderes e também para que outras pessoas possam assistir a este programa preparado pelas nossas crianças.

Também trabalhamos a Escola de Pais que tem como objetivo capacitar os nossos pais para melhor preparar os filhos para a eternidade, mas também para levar outros que não são adventistas a terem este conhecimento de como satisfazer necessidades materiais e também as necessidades espirituais, reforçando os dois projetos que são a Escola Cristã de Férias, que já é uma realidade aqui em S. Vicente, mas serviu também para arrestar algumas pontas que os irmãos precisavam de modo a fazer colheitas positivas dentro da igreja.

E não menos importante, trabalhamos igualmente a Adoração Infantil de forma que as nossas crianças possam ter esse momento tão importante na programação sabática.

GVL – Descobrimos neste ano as Quartas de Poder dirigidas pelas nossas crianças. Recentemente vimos uma postagem da Igreja de Palmarejo sobre o assunto e vos felicitamos pela iniciativa, esperando que outras igrejas abracem o projeto. O que nos pode dizer sobre os materiais para este departamento e sobre o púlpito infantil aos sábados?

MDP – Bem, materiais para a lição das crianças nós já temos e a Casa Publicadora Servir, de Portugal, é que os fornece para Cabo Verde. Então, agora é só organizar e sensibilizar os pais para que façam essa requisição com antecedência. Ainda aos sábados não é nosso projeto de momento mas uma vez que as crianças já tenham treinado na quarta-feira eu não vejo o porquê de a igreja não absorver essas crianças para que elas possam efetivamente apresentar no sábado e não vejo porquê, no futuro, as crianças não dirigiriam campanhas evangelísticas.

GVL – Extraordinário. Quais são os planos para outras atividades deste departamento?

MDP – Para este ano, além do Fogo, onde já foi feita a formação em dois concelhos, neste fim-de semana contemplamos São Vicente e na próxima semana vamos cobrir a ilha de Santiago, tanto a cidade da Praia como o interior, sábado na cidade da Praia e no domingo, no interior, Santa Catarina e Santa Cruz. Vamos juntar os dois distritos e fazer a formação. Depois, posteriormente, no início de fevereiro será a ilha da Brava. E depois vamos marcar com a Associação a saída para as ilhas do Sal e Boavista.

Queremos colocar esses quatro projetos para que funcionem aos poucos.

Para o próximo ano, temos o desafio de trabalhar Mordomia com as crianças, em consonância com o Departamento de Mordomia e também trabalhar a Feira de Saúde Kids, em consonância com o Ministério da Saúde Adventista. Trabalhar com as crianças para que entendam que somos mordomos e que devemos devolver a parte que não nos corresponde, mas que corresponde ao Senhor e posteriormente a saúde. Porque temos que trabalhar tudo isso na infância para que as crianças adquiram todo esse conhecimento e a prática.

GVL – Hoje fez um apelo que foi respondido positivamente pelos membros da igreja central. Para os nossos cibernautas da nossa página oficial no Facebook e do nosso website, e em especial para os pais e encarregados de educação, que mensagem gostaria de deixar para eles?

MDP – Gostaria de poder dizer que todos nós temos uma missão, uma missão muito especial para a qual fomos chamados que é de preparar almas para o reino dos céus. E as crianças também estão neste grupo e devem fazer parte do reino dos céus. Nós não podemos negligenciar esta missão que nos foi comissionada. Então, devemos empregar todos os nossos esforços, toda a nossa alma, todo o nosso entendimento para cumprirmos esta ordenança.

GVL – Obrigado, Irmã Marleide Santana Ferreira de Pina, foi um prazer ter estado a conversar consigo e esperamos ter brevemente mais notícias deste departamento.

Devido à pandemia atual, muitos departamentos sofreram alguns constrangimentos na execução do que tinha sido planejado, mas graças às novas tecnologias de comunicação, a mensagem tem sido comunicada a todos os distritos deste arquipélago. Continuemos a orar por este departamento e pelas outras áreas de ação da igreja em Cabo Verde para que a nossa missão neste planta seja totalmente cumprida e possamos voltar para o lar, lembrando sempre as palavras do Mestre: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Texto proposto por Guilherme Vieira Lima

1Numa mensagem alusiva ao evento disponível em https://youtu.be/SP3mJkoKw1U