Notícias

Ministrando às Pessoas durante a Pandemia

As pessoas foram, são e sempre serão a razão da existência da igreja nesta terra. As pessoas são a razão pela qual Jesus veio a esta terra e a razão pela qual Ele criou a igreja, para continuar o Seu trabalho nesta terra…

As pessoas foram, são e sempre serão a razão da existência da igreja nesta terra. As pessoas são a razão pela qual Jesus veio a esta terra e a razão pela qual Ele criou a igreja, para continuar o Seu trabalho nesta terra. No Novo Testamento, podemos ver que em diferentes ocasiões Ele disse que havia chegado a amar, servir, buscar e salvar a humanidade. Ele deixou discípulos e deixou a igreja para continuar a fazer o Seu trabalho de amar, servir, buscar e levar as pessoas a Ele, o Salvador.

Então, como continuamos a obra de Jesus e ministramos às pessoas durante a pandemia de Coronavírus? Aqui estão algumas coisas que alguns de nossos pastores e igrejas estão efetivamente fazendo ou planejando fazer e que você pode duplicar em seu contexto neste país:

  1. Pastores e Anciãos da Igreja mantendo contato com os membros: consulte a lista de membros da igreja e atribua cada nome e cada família aos cuidados de um ancião ou pastor da igreja, com a responsabilidade de telefonar, manter o contato, encontrar necessidades e ajuda a essas necessidades nestes dias difíceis. Amigos da igreja, convidados da comunidade e família dos membros da igreja também devem ser incluídos na lista. As responsabilidades da igreja devem sempre ir além das quatro paredes e daqueles que já estão salvos.
  2. Pequenos grupos / grupos de vida: formar pequenos grupos / grupos de vida e incentivar cada membro da igreja a se unir a um ajudaria a criar comunidade e a desenvolver discípulos durante estes dias de separação física, distanciamento social e, em alguns casos, isolamento. Os membros do grupo devem procurar uns pelos outros, incentivar-se e adorar por teleconferência ou videoconferência regularmente. Pequenos grupos também são uma ótima maneira de apresentar amigos e familiares não crentes à nossa comunidade durante esses momentos de medo e incerteza.
  3. Atividades comunitárias online para adolescentes e crianças: Não podemos esquecer que adolescentes e crianças fazem parte de nossas igrejas e comunidades. Organizar momentos de jogo eletrónico, o FaceTime, momentos de estudo da Bíblia e outras atividades nas quais eles possam interagir nas plataformas que costumam usar, os abençoarão e os ajudarão a permanecer sãos durante estes tempos.
  4. Sessões gratuitas de explicação para estudantes: À medida que os alunos retornam à escola virtual, alguns podem precisar de ajuda com o trabalho de casa. Crie uma rede de explicadores que possam doar parte de seu tempo para ajudar crianças e adolescentes com os seus trabalhos de casa.
  5. Serviço de entrega porta a porta na comunidade: como muitos bancos alimentares e centros de serviços comunitários patrocinados pela igreja interromperam as operações para cumprir os regulamentos, e alguns não podem sair para fazer compras, o serviço de entrega porta a porta feito por um pequeno grupo de voluntários, para idosos, doentes, internados, pessoas com poucos rendimentos e famílias monoparentais é útil. Traga a comida e os suprimentos necessários para eles, deixe na porta com uma bela nota encorajadora, evite o contato físico.
  6. Programa online especialmente adaptado para Lares de Idosos: Centros de atendimento a idosos, asilos e outras instalações que abrigam uma população de alto risco ficam geralmente presos. Entre em contato com um Lar de Idosos e forneça um programa on-line ou serviço de adoração especialmente adaptado a essa comunidade. Permita que eles sintam o toque pessoal e o amor de sua igreja.
  7. Conversas regulares online: além de sermões inflamados cheios de esperança, às vezes as pessoas só precisam conversar. Nossos membros estão acostumados a nos ver no púlpito com uma pregação no microfone, mas pode ser que precisem de mais do que um sermão, podem apenas precisar de uma conversa genuína e informal. Faça um live (directo) no Facebook, converse com os seus membros e amigos da comunidade, deixe-os fazer perguntas, fale sobre o seu dia, incentive-os e termine sua conversa live (em directo) com uma promessa e oração da Bíblia. Faça isso regularmente, eles vão experimentar a comunidade, aproveitar os momentos juntos e sintonizar para conversar com você na próxima vez.
  8. Breves momentos regulares de adoração e oração durante o dia: O serviço do sábado e a reunião de oração não são os únicos momentos em que sua igreja deve entrar em contato com seus membros e comunidade; 15-30 minutos no meio do dia, podem ajudar a fortalecer a fé e a coragem dos membros da igreja e amigos da comunidade.
  9. Serviço Relevante de Adoração do Sábado online: se a sua igreja não transmitir seus cultos ao vivo, está na hora! Se você não puder adorar com a família da igreja durante o tempo de adoração do sábado, a família da igreja procurará uma transmissão ao vivo em outro lugar. Este é o momento de tirar proveito dos benefícios oferecidos pela tecnologia e adorar online com a sua igreja aos sábados.
  10. Reunião de Oração Relevante online: alguns dos relatórios recebidos mencionaram que a assistência às reuniões de oração online é superior à assistência às reuniões de oração regulares anteriores na igreja. Talvez algo para se manter em mente para o futuro.
  11. Proteja a igreja contra o sensacionalismo profético e os alarmistas religiosos: os Pastores e líderes da igreja, em seus ensinos, sermões e conversas semanais, fazem questão de proteger a sua igreja de indivíduos que usarão a pandemia para assustar e confundir as pessoas. O mundo não terminará como resultado da pandemia de Coronavírus. Tivemos pandemias muito maiores antes de milhões morrerem. Jesus foi muito claro em seu sermão em Mateus 24, quando disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então chegará o fim”. – Mateus 24:14.
  12. Tempo para a família: Reserve um tempo para a sua família, adorem juntos, divirtam-se, façam caminhadas, assistam a alguns bons programas familiares e garanta que estejam lá um ao lado do outro. Pais, ajudem seus filhos a aliviar seus medos com afirmação, abraços e muito amor, forneçam estrutura para as suas atividades diárias, exercício físico, trabalho escolar e entretenimento e faça com que se sintam úteis durante esses dias em casa. Incentive isso em seus ensinos, sermões e conversas semanais com os membros da igreja.
  13. Oração e reivindicação das promessas de Deus: Ao praticarmos todos os itens acima mencionados, nunca devemos esquecer que a nossa fonte mais importante de poder e cura é Deus. Vamos continuar a orar e a reivindicar as Suas promessas para as nossas famílias, nossas igrejas, nossas comunidades, nossas cidades, nossos países e nosso mundo.

O pastor Jose Cortes Jr., é diretor associado da Associação Ministerial e lidera o evangelismo, organização de igrejas e missão Global/Adventista da Divisão Norte-Americana dos Adventistas do Sétimo Dia.

Traduzido e adaptado por: Guilherme Vieira Lima

Fonte: http://www.nadministerial.com/stories/ministering-to-people-through-the-pandemic