Notícias

MIMU: Concluída a Formação em Liderança Nível I na ilha de Santiago

No dia 01 de setembro de 2019, na cidade de João Teves, município de São Lourenço dos Órgãos, duzentas e dez mulheres da Igreja Adventista do Sétimo Dia concluíram a formação em Liderança Nível I.

A ação formativa, promovida pelo Departamento dos Ministérios da Mulher da AIASD-CV – Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde – aconteceu na Escola Secundária Luciano Garcia e permitiu uma partilha de conhecimentos, informações e experiências entre as mulheres da ilha de Santiago.

Foram abordados diversos temas com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e dotar as formandas de ferramentas para atuar na igreja e na comunidade promovendo o bem-estar mental, físico e espiritual das mulheres e meninas.

Neste nível foram analisados os estilos de liderança, comparativamente à liderança do Mestre Jesus Cristo (inspiração para qualquer mulher líder cristã), a avaliação das necessidades das mulheres na igreja e na comunidade, o planeamento e estabelecimento de alvos, as habilidades de comunicação e redação, princípios da oratória, organização de eventos, resolução de problemas e tomadas de decisão, gestão de conflitos e como trabalhar com meninas adolescentes.

Na dimensão cristã desta ação de formação abordou-se a relevância da liderança das mulheres no contexto bíblico e o reconhecido valor de cada uma das mulheres enquanto filhas e servas do Rei dos Reis.

A Diretora deste departamento, Mónica Pereira, enfatizou o interesse, a abertura e o envolvimento das formandas, bem como a dinâmica e práticas motivadoras demonstradas pelas formadoras na abordagem dos temas durante estes três dias. Na sua intervenção final fez um apelo à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos visando maior eficiência na liderança local e reforçou o convite à participação nos níveis seguintes, pois terá continuidade até o nível IV.

O ato de abertura da formação contou com a presença dos Administradores da AIASD-CV, que na pessoa do Presidente Pr. Natalino Martins, apelou as mulheres à liderança corajosa, destemida e beneficente inspiradas nas figuras bíblicas de Ester e Noemi.

No final do dia, após a realização da avaliação final dos conhecimentos, satisfação e gratidão eram sentimentos expressos pelas formandas, que se consideram melhor preparadas para enfrentar os desafios da liderança feminina.

Esta iniciativa mereceu o apoio de algumas instituições como a Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Câmara Municipal de Santa Cruz, Escola de Condução Prioridade, Papelaria Ciberiana, Escola Secundária Luciano Garcia e Golden School.

Praia, 02 de setembro de 2019

—-
Texto de Jeiza Barbosa