Notícias

Biografia de Ana Isabeth Mendes

Ana Isabeth Mendes, mais conhecida por Isa, nasceu na cidade da Praia (Cabo Verde), a 22/02/1981. Filha de Berta Mendes Barbosa e Celestino Mendes Cardoso (ambos falecidos), ela era conhecida como guerreira, humilde, extrovertida e sempre com um sorriso estampado na cara.

Ainda criança iniciou os seus estudos na capital e mais tarde partiu para Portugal, onde se formou como técnica comercial. De regresso ao país entrou para a Imprensa Nacional de Cabo Verde. Em 1998, foi a primeira judoca a representar Cabo Verde no Mini Olímpico em Moscovo.

Apaixonada pelo desporto, Ana tinha vocação para várias modalidades, mas o seu ponto forte era louvar a Deus, com a sua doce e terna voz. Na Praia, com muita determinação ajudou a fundar o grupo de louvor “Mais Jesus”. Viajou para os Estados Unidos da América e encantou a todos com a sua forma meiga, carinhosa, atenciosa e sempre sorridente. A sua voz foi uma das marcas. Isa ou Ana fazia parte de grupos de coral e louvava o seu Deus com muita determinação em trios, quartetos, aliás sempre disposta a unir a sua voz aos demais para exaltar e glorificara Deus.

Infelizmente ainda muito jovem, foi diagnosticada um câncer, mas sua confiança em Deus não foi abalada. Nos EUA, Ana passou por vários tratamentos, incluindo quimioterapia e esteve muito tempo hospitalizada em Brockton. De 2012 a 2020, Ana Mendes enfrentou muitas barreiras, mas sempre confiante em Deus.

Nos momentos mais difíceis, Ana buscava força em Deus. A música foi a sua terapia e âncora, durante a realização dos tratamentos. No seu último post na rede social, louvou e adorou a Deus com o hino n.º 35 “Tu és fiel Senhor”, deixando uma palavra de conforto a todos nós, realçando que o nosso Deus é único, que é fiel e que não falha nas suas promessas. “Os que confiam no Senhor, são como monte do Sião, não se abalam, mas permanecem sempre firmes e é por isso que a música tem feito efeito na minha vida. Sei que meu Deus é fiel e Ele é único que não falha com as suas promessas. Se Ele dizer descansa, há-de permitir que isso aconteça e se considerar que ainda tenho que trabalhar para a Sua honra, Ele concederá essa oportunidade”, sustentou.

A 7/7/2020, a sua voz calou-se neste mundo, com a firme convicção de louvar a Deus no grande coro celeste, no raiar da manhã da redenção. Isa Mendes deixa um filho menor, de 8 anos de idade. A irmã Isa foi a enterrar na sexta-feira, 17, tendo a cerimónia fúnebre sido realizada na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Dorchester.

Texto proposto pelo pastor Ivanildo Lopes

Editado por Elsa Vieira