Praia Central: Projecto Sopão sacia diariamente a fome de mais de 30 pessoas
O projecto Sopão da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), do Plateau, cidade da Praia sacia diariamente a fome de mais de 30 pessoas carentes, servindo mais de 120 pratos de sopas semanais, cercas de 480 mensal e mais de 6 mil por ano. Nascido em 2...
O projecto Sopão da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), do Plateau, cidade da Praia sacia diariamente a fome de mais de 30 pessoas carentes, servindo mais de 120 pratos de sopas semanais, cercas de 480 mensal e mais de 6 mil por ano.
Nascido em 2011, dentro do departamento de Dorcas, o projeto Sopão visa ajudar as famílias mais desfavorecidas da cidade e moradores de rua, a ter ao menos uma refeição diária.
O mentor do projecto Ivanildo Moisés Spínola, na altura director de Dorcas salientou que esse também foi um meio encontrado para trabalhar na evangelização e levar um pouco de amor a esta classe social.
“Com minha formação profissional em Técnico Desenvolvimento Social e Comunitário e por amor ao trabalho de ação social quis dinamizar e revolucionar este departamento, que agora se chama Ação Solidária Adventista fundamenta tanto na Bíblia e como no livro Beneficência Social de Ellem G. White”, sustentou Ivanildo Spínola.
O então director de Dorcas sublinhou que foi anexa ao projecto Sapão, visita aos irmãos doentes, campanha de limpeza, caixa solidária (doação alimentos e vestuário) e programas para idosos e deficientes.
Levar o projecto avante foi uma luta árdua, explicou Ivanildo Spínola realçando um apoio extraordinário da Comissão de Coordenação do Combate à Droga (CCCD), no valor de duzentos mil escudos, dos membros da Igreja, da Casa Felicidade, Palácio Fenícia, Fundação Donaana e Fundação Cabo Verde de Solidariedade.
Apesar do nome ser Sopão, ali no salão jovem da igreja do Plateau é servido uma variedade de alimentos, que vão desde arroz com feijão, galinha, peixe, ganja, pão e sumo.
“Pode-se dizer que está acção está firmada no exemplo do nosso amado mestre Jesus Cristo, que durante o seu ministério aqui na terra cuidou dos mais necessitados”, sustentou.
Essa variedade é preparada de segunda à quinta-feira, com muita dose de amor e de carrinho pelas voluntárias da Igreja.
Já às 17:00, o prato do dia é servido, num ambiente de confraternização, onde a palavra de Deus não fica fora do cardápio.
Mesmo deixando o comando de Dorcas, o projecto contínua de pé, com o engajamento total de todos que já passaram por este departamento como Francisca Pereira (Txica), Maria Fátima Pina (Mima), Marina Vasconcelos e Margarida Santos (Guidinha).
Como quem já conhece muito bem os desafios da implementação do Sopão, Spínola afiançou que a dificuldade financeira persiste, daí que solicitou o apoio e a generosidade de todos, para o sucesso do Sopão.
“Além disso precisamos de mais voluntários para abraçar o projecto, que tem auxiliado mensalmente muitas pessoas necessitadas, servindo mais de 120 pratos de sopas semanais, cercas de 480 mensal e mais de 6.000 por ano”, reforçou o seu mentor.
Mesmo não estando mais, no comando desse departamento, Spínola exortou as pessoas, mas concretamente os irmãos da Igreja, a engajarem nesta nobre causa, dando contributo na cozinha, com estudos bíblicos e um apoio psicológico a estes indivíduos.
Entretanto, Ivanildo Spínola considerou o Sopão como um projecto de sucesso e regozijou-se em ver outras instituições a implementar projectos semelhantes como Casa da Sopa da loja Felicidade e projeto Anjo da Noite da CMP.
A vontade de trabalhar em prol dos mais necessitados é grande e sonho persiste e desta vez vai muito mais além.
“O meu sonho é um dia concretizar a criação de Centro Social Adventista em Cabo Verde, onde podemos fazer mais Casa da Sopa e outros projetos sociais no único espaço, a fim de ganhar alma para Cristo”.
"Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra". Deuteronômio 15:11
----
Texto de Elsa Vieira/Tinito Baptista