Como criar oportunidades de oração no espaço digital

Jamie Jean Schneider Domm Estrategista digital, Mídia social + Big Data, Divisão Norte-Americana “Vi que toda oração elevada ao Céu com fé, por um coração sincero, será ouvida por Deus, e aquele que dirige a petição terá a bênção quando mais dela nec...


  • Compartilhar:

Jamie Jean Schneider Domm

Estrategista digital, Mídia social + Big Data, Divisão Norte-Americana

“Vi que toda oração elevada ao Céu com fé, por um coração sincero, será ouvida por Deus, e aquele que dirige a petição terá a bênção quando mais dela necessitar, e excedendo ela muitas vezes a suas expectativas. Não se perderá nem uma oração feita por um santo fiel se feita com fé, por um coração sincero.” Testemunhos para a Igreja, p. 121

Mesmo entre os céticos, há um desejo de alguém se importar o suficiente para orar por nós pessoalmente. A mídia social é uma ferramenta poderosa para fazer pedidos de oração e acompanhar esses pedidos. A oração pode ser apenas um "curtir", comentar ou enviar uma mensagem. A comunicação online diminui a barreira da pergunta, facilitando o contato das pessoas quando elas não conseguem fazê-lo pessoalmente.

Pessoalmente, posso afirmar que o envio de orações gravadas pode ser uma maneira poderosa de ministrar a outras pessoas. Após uma tragédia recente, me perguntei: "E se formos além de “pensamentos e orações”? Isso acontece o tempo todo: um amigo publica on-line dizendo que perdeu um ente querido ou que algo de ruim aconteceu. Pressionamos o botão “curtir” e rolamos cuidadosamente para o triste emoji. Então digitamos abaixo “pensamentos e orações” ou algo semelhante.

Também somos sinceros. A pessoa está em nossos pensamentos e estamos orando por eles. Mas podemos dar mais um passo em frente. E se eles pudessem nos ouvir a orar por eles? Isso afeta muito mais as pessoas quando ouvem alguém pedindo a Deus em seu nome. Em tempos de crise, eles podem não conseguir atender o telefone ou podem não querer conversar com ninguém. Eles ainda podem nos ouvir orar se enviarmos gravações em áudio de nossas orações. Isso pode ser feito na maioria dos telemóveis e aplicativos de mensagens. É pessoal e íntimo. Essa etapa extra que tomamos para investir em outra pode ter um impacto muito mais significativo do que a resposta padrão da mídia social.

Algumas ideias adicionais para usar ferramentas digitais para oração incluem:

  • Crie grupos digitais para oração (Facebook, What's App, Slack)
  • Organize sessões de vídeo ao vivo semanalmente para receber pedidos de oração ao vivo e orar pelas pessoas ao vivo (YouTube, Instagram, Facebook, etc.)
  • Envie mensagens aos contactos de pedidos de oração semanalmente para lembrar às pessoas que você está orando por elas
  • Acompanhe-as enviando orações em áudio gravadas para que elas possam ouvi-lo orar por elas (ou telefone, FaceTime, etc.)
  • Coloque anúncios para fazer pedidos de oração via Facebook Messenger
  • Crie publicações semanais de oração e responda pessoalmente a todas as pessoas que pedirem oração
  • Envie orações e receba solicitações via Snapchat

Lembre-se de acompanhar e fazer seguimento regularmente. Ser intencional não apenas afetará a vida daqueles a quem você ministra, mas também fortalecerá sua própria crença na oração quando o testemunhar em ação. Você pode não receber atualizações de todos, mas seja paciente e persistente com todos os seus esforços de discipulado e engajamento digital.

Fonte: https://www.sdadata.org/digital-evangelism-blog/how-to-create-opportunities-for-prayer-in-the-digital-space

Tradução: Guilherme Vieira Lima