Reportagem sobre a ordenação das mulheres na IASD Mundial
Pastor distrital de Pedra Badejo considera ser um “absurdo” reconduzir a proposta de ordenação de mulheres à Conferência Geral Cidades da Praia, 28 Abr (RTVJA) – O pastor distrital de Igreja Adventista de Pedra Badejo, Alex Monteiro, vota contra à ap...
Pastor distrital de Pedra Badejo considera ser um “absurdo” reconduzir a proposta de ordenação de mulheres à Conferência Geral
Cidades da Praia, 28 Abr (RTVJA) – O pastor distrital de Igreja Adventista de Pedra Badejo, Alex Monteiro, vota contra à aprovação e considera ser um “absurdo” reconduzir esse assunto á Assembleia da Associação Geral, já que por duas vezes foi negada.
“A minha posição é contra, porque compartilho o espírito conservador, no entanto estou pronto a conviver seja qual for o resultado”, afirma.
Questionado sobre sérios riscos que a aprovação desta proposta traz para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o pastor, Alex Monteiro defendeu que em “certa medida” sim, mas não tão grave como “estão a dizer” e lembrou que ameaça acontece num certo ponto, com a unidade da igreja mas lembrou que a divergência sucede na interpretação e aceitação no corpo pastoral relativamente á esse assunto, por outro lado, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja aberta á debates e estudos desde de seus primórdios, e está “madura” para lidar com certas divergências.
Já sobre a aceitação da aprovação desta proposta ou resistência sobre este mesmo assunto nestes dois distritos o pastor da Pedra Badejo, defendeu que é normal falar da resistência quando há mudança, mas depende do lugar, e tendências das duas correntes, conservador e liberal o que ainda não feito nenhum estudo, pelo que sei oficialmente, para ver qual tendência predomina, mas pelo simples facto de estarmos na Divisão Centro Oeste Africana, predomina o conservadorismo e neste caso é normal a resistência, atesta.
Em declarações à RTVJA, Alex Monteiro explica que nem a Bíblia e nem o Espírito de Profecia menciona a ordenação das mulheres e lembrou de que as pessoas estão a confundir o papel da mulher no Evangelismo com o sacerdócio e no dado curioso na Bíblia segundo aquele líder nem todos os levitas eram sacerdotes.
Exemplificou ainda com a própria Ellen G. White, foi uma vez proposta ordenação como pastora, rejeitou porque a Bíblia não lhe apoia, e que ela se contenta apenas com aquilo que o Senhor lhe conferiu.
E na questão doutrinária que será banalizada quando não respeitam a declaração de 14 Outubro de 2014 assegurou Alex Monteiro que a doutrina não será banalizada já que não se trata de uma questão doutrinária. Os membros têm o direito de questionar e de estudar o assunto e propor à análise, já que este assunto não foi tratado em segredo, e foi recomendado um estudo individual e oração pelo Presidente da Conferência Geral, Ted Wilson.
“Os membros estão apreensivos o que é normal, mas não lhes dá o direito de duvidar nem de revoltar com a organização, na Bíblia temos um caso quase semelhante”, atesta Alex Monteiro.
“Os detalhes Deus e tempo se encarregará, apelo não só aos líderes, mas também aos membros que aceitem qual for a decisão da Associação Geral, e ao mesmo tempo não deixar de focalizar na missão, o que é mais importante”, assegura Alex Monteiro.
EM
RTVJA/Fim