Notícias

Guilherme Lima

Unidos em Oração

40 Dias de Oração – Dia 28

O Derramamento do Espírito Santo
Por Ron Clouzet

No dia de Pentecostes do ano 31 d.C., o Espírito Santo foi derramado em grande medida sobre a igreja emergente do Novo Testamento. Os resultados? Os 120 discípulos de Jesus que estavam orando no Cenáculo foram cheios do Espírito Santo (Atos 2:1, 4), pessoas que antes evitavam testemunhar de Jesus (Mateus 26:69-75) tornaram-se ousadas (Atos 2:14- 21; 4:7-13), e 3.000 judeus peregrinos a Jerusalém se tornaram o primeiro grupo de cristãos na história – tudo em um dia (Atos 2:38-41).

Essa história é encontrada em Atos 2, mas Atos 2 nunca teria acontecido sem Atos 1. Duas coisas que devemos notar em Atos 1. Os discípulos estavam unidos, orando pelo Espírito Santo (Atos 1:13-14), e eles estavam recapitulando o ministério abnegado de Jesus em favor deles (ver Atos dos Apóstolos, pp. 35-38). Levou apenas 10 dias para ver o que eles estavam cegos demais para ver antes: o amor irresistível de Deus.

Duas premissas sem as quais a igreja não pode esperar o derramamento do Espírito de Deus com poder para completar a obra no mundo são Calvário e Comunidade. Estas são condições básicas para o derramamento do amor de Deus em nossos corações (Rm 5:5).

Quando uma igreja determina se concentrar no amor e ministério de Jesus em seu favor (Calvário) e quando eles se unem para buscar o derramamento do Espírito Santo (Comunidade), essa igreja experimentará o poderoso poder de Deus em seu favor.

“Depois da descida do Espírito Santo os discípulos sentiram tanto amor por Ele, e por aqueles por quem Ele morreu, que corações se comoveram pelas palavras que falaram e pelas orações que fizeram. Falaram no poder do Espírito; e sob a influência desse poder, milhares se converteram.” (Atos dos Apóstolos, p. 22).

Como podemos comover os corações? Nós não podemos. Mas Jesus pode. E quando estamos cheios de Jesus (veja Efésios 3:14-19), Seu amor comove corações através de nós. Essa poderosa obra do Espírito acontecerá novamente na igreja. “Estas cenas devem repetir-se, e com maior poder. O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste foi a chuva temporã; porém a chuva serôdia será mais copiosa. O Espírito aguarda nosso pedido e recepção. Cristo deve ser revelado novamente em Sua plenitude pelo poder do Espírito Santo.” (Parábolas de Jesus, 121).

Observe que o poder de Deus não é puro ou mero poder, é o amor profundo e abrangente de Cristo por você e por mim. Entender isso e receber isso no coração se transforma no grande poder do Espírito para a conclusão da obra. Aconteceu há dois mil anos. Vai acontecer novamente. Volte seus olhos para Jesus.

Ron E. M. Clouzet, DMin, é ex-secretário ministerial da Divisão Norte-Americana e atualmente é Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de East Ridge, no Tennessee. 

Desafio ao coração 

É seu desejo ter uma experiência de Comunidade e Calvário em Atos 1 para estar pronto para a experiência de Atos 2 da Chuva Derôdia? Você anseia por um coração cheio do amor de Deus e por uma vida que possa ser usada como canal do amor de Deus para aqueles ao seu redor?

A boa notícia é que Jesus está mais do que feliz em levar você, sua família e sua comunidade de igreja a essa realidade. Por que não passar algum tempo em oração agora mesmo, pedindo a Jesus uma nova e clara revelação do Calvário, para que o caminho possa ser pavimentado para o derramamento do Espírito sobre você e a igreja?

Pedidos de oração 

  • Peça a Deus para limpar seu coração de pensamentos perturbadores e emoções intrusivas.
  • Ore para que Jesus se revele a você através do estudo da cruz.
  • Peça para que o Espírito Santo o encha todos os dias, para prepará-lo para ser um vaso pronto para o derramamento da chuva serôdia.
  • Ore para que Deus nos ajude como povo a saber o que significa ser uma comunidade em oração e como criar uma corrente de oração ao redor do mundo.
  • Ore pela sala de oração virtual online que acontecerá durante estes 40 Dias de Oração, bem como durante a sessão da Conferência Geral: https://247unitedprayer.org

Fonte: https://revivalandreformation.org/40days
Tradução: Guilherme Vieira Lima