Notícias

Dia de Oração da União Familiar para encorajar as famílias no evangelismo e na oração

Com ênfase na promoção de casamentos saudáveis, dinâmica familiar e relacionamentos, o “Dia de Oração da União Familiar” da Igreja Adventista do Sétimo Dia Mundial será celebrado em lares e igrejas em todo o mundo neste sábado, 11 de setembro.

Sob o tema “Eu Irei com Minha Família: Unidade na Comunidade“, o dia de oração marca o fim da “Semana da União Familiar” (5 a 11 de setembro), que visa incentivar maridos, esposas, pais, mães e famílias a produzir diariamente o fruto do Espírito em suas vidas.

Os codiretores do Departamento do Ministério da Família para a Igreja Adventista Mundial, Willie e Elaine Oliver, reuniram leituras devocionais e atividades para as famílias usarem durante a Semana da União Familiar, bem como no Dia de Oração da Família, transmitido globalmente para as igrejas locais e as famílias são incentivadas a fazer uma vigília no último sábado.

“Em um sentido prático, ‘Eu Irei com Minha Família’ desenvolve a compreensão de que o campo missionário mais importante é a nossa família, que também queremos nos envolver na grande comissão de compartilhar as boas novas de salvação com nossos parentes, vizinhos e amigos ”, disse Willie Oliver. “Significa viver cada dia com um propósito – entender que nossas vidas devem ser focadas na missão enquanto vivemos cada dia em preparação para a vinda de Jesus Cristo.”

Com este foco em mente, a transmissão ao vivo tem uma forte ênfase no poder da oração em permanecer focado na missão, bem como iniciativas de evangelismo empreendidas por famílias adventistas e indivíduos em todo o mundo.

Apresentada pelos Oliver, a transmissão começa com uma entrevista com o presidente da Igreja Adventista Mundial, Ted N.C. Wilson e sua esposa Nancy, que compartilham histórias pessoais de como se mover através do mundo para o ministério, a recente morte trágica de seu neto James e como a oração desempenhou um papel tangível nessas circunstâncias e ao longo de suas vidas.

“Tudo o que nos diz respeito, diz respeito a Ele. Ele é um Deus muito pessoal ”, diz Nancy Wilson. O pastor Wilson concorda: “O Senhor nos ajudou e ainda está nos ajudando… A oração vos ajuda a se concentrar no que Deus fará não apenas agora, mas no futuro. ”

De forma tocante, os Wilson então oram pelas famílias que perderam entes queridos, pedindo a Deus para lhes dar conforto e o conhecimento de que eles nunca estão sozinhos.

O programa, então, apresenta adventistas de todo o mundo que estão vivendo o chamado “Eu Irei com a Minha Família”, e fazendo evangelismo centrado na família em suas igrejas locais, e em níveis de Associação e Divisão.

Especificamente, o programa apresentará Richard e Boitumelo Moarabi, líderes do Ministério da Família na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Broadhurst em Gabarone, Botswana; o Dr. Sócrates Quispe, diretor associado de Educação da Divisão Sul-Americana, ao lado de sua esposa Fanny e dos filhos Daniel e Alessandra; Karolina Polônia, diretora associada dos Ministérios da Criança, Família e Juventude da União Sueca;  e o vice-presidente da Associação Geral e administrador do Ministério da Família, Pastor Geoffrey Mbwana e sua esposa Nakku.

Após suas entrevistas, cada pessoa ou família é solicitada a orar por um aspeto específico da vida familiar, incluindo maridos e esposas de diferentes tradições religiosas, famílias fazendo evangelismo juntos, pais que desejam que seus filhos e adolescentes conheçam Jesus e famílias em situações inesperadas e circunstâncias difíceis.

Ao focar e orar pelas famílias, a esperança é que a transmissão traga para o primeiro plano a importância de famílias saudáveis ​​para o evangelismo. Como Elaine Oliver explica, “Ellen White nos lembra no Lar Adventista (p. 32): “Uma família bem ordenada, bem disciplinada, fala mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se possam pregar.” Visto que todos desejam disfrutar de relacionamentos familiares felizes, uma família que vive o amor de Deus ao se relacionar, é uma testemunha poderosa da graça e do poder de Deus para salvar. ”

O pastor Wilson concorda, também enfatizando a importância de orar pelas famílias no contexto de terríveis eventos globais que estão acontecendo em nosso mundo agora. “Precisamos orar por coisas específicas, por pessoas, por lugares. Orando por Mianmar e os desafios que estão enfrentando, Brasil e a situação do COVID-19, África do Sul, Haiti, Europa com as inundações. Precisamos orar pelos membros de nossa igreja e uns pelos outros e saber que Deus nos ouve e que nos responde. ”

Durante a transmissão, entrevistas e orações são intercaladas com mensagens musicais de membros talentosos da igreja em todo o mundo.

Após a transmissão, Willie Oliver espera que as igrejas e famílias mantenham esse foco familiar “tendo a intenção de tornar todos os seus programas voltados para a família e compartilhando conteúdos regularmente em sermões, seminários e atividades que promovam relacionamentos familiares saudáveis.”

Para facilitar isso, os Oliver criaram um livro de recursos cheio de ideias para sermões, seminários, histórias infantis, bem como recursos de liderança, artigos reimpressos e resenhas de livros para ajudar a facilitar os dias de ênfase sobre a família e programas especiais ao longo do ano. Também há instruções detalhadas sobre como implementar o ministério da família nas igrejas locais, bem como recursos digitais como apresentações em Microsoft PowerPoint dos seminários e apostilas, que podem ser personalizados para refletir sua igreja na comunidade. Podem ser baixados em family.adventist.org/2021RB

Finalmente, quando questionada sobre sua dica principal sobre como criar um casamento ou família saudável, Elaine Oliver diz: “Comece cada dia com Jesus como família, tendo um culto familiar, e termine cada dia com Jesus, tendo um culto familiar. Como famílias, façam de Jesus o centro do vosso relacionamento, para que sejam cheios do Seu Espírito e possam produzir o fruto do Espírito (Gálatas 5:22, 23) em seus relacionamentos todos os dias. ”

Podem assistir à transmissão no canal da Igreja Adventista do Sétimo Dia no YouTube ( Seventh-day Adventist Church’s YouTube Channel)  ou na página da Igreja Adventista no Facebook  (Adventist Church’s Facebook )  no dia 10 de setembro às 18h EST (21 horas em Cabo Verde).

Fonte: https://adventist.news/

—-
Tradução: Guilherme Lima