Notícias

Médicos especialistas dão consultas gratuitas na Cidade da Praia

Um grupo de Médicos Adventistas filantrópicos do Brasil e Cabo Verde deram consultas gratuitas de várias especialidades na Igreja Adventista do 7º Dia, esta Sexta Feira, 12 de Junho aproveitando a passagem após a estadia de seis (6) dias na ilha do Sal com o Projeto Médico Filantrópico.

“Este projeto é de origem puramente filantrópica no seio dos Médicos Adventistas do Brasil, um grupo de diferentes especialistas, sentimos a necessidade em algum momento de sair fora e beneficiar nossos irmãos com uma assistência médica especializada” afirmou Dr. Eurique Barros, Cirurgião Gastro e Endoscopista cabo-verdiano residente no Brasil e um dos mentores do projeto.

Ainda segundo Dr. Eurique Barros, os planos para o futuro passa por “expandir o projeto, fazer com que venham mais especialistas, sejam uma equipe mais diversificada e numerosa”, sublinhando que o objectivo é que cada ano o foco seja numa ilha. Desta vez foi contemplada a ilha do Sal com consultas nas especialidades de Clinica Médica, Gastroenterologia, Neurologia e Neurocirurgia e algumas cirurgias. Ainda em conversa com a nossa reportagem, ele falou-nos da possibilidade de no próximo ano ser contemplado a ilha do Fogo devido aos grandes impactos da erupção vulcânica e à necessidade de organização de saúde pública e atendimento à população, prometendo após maximizar a ideia, um encontro de equipe, definir o projeto para o proximo ano.

Os médicos estiveram na IASD Central da Praia ao longo do dia e atenderam “perto de 300 pessoas” e ainda efectuaram uma média de 90 ecografias. “Fazemos um balanço muito positivo pois vários pacientes tiveram diagnósticos de alguns problemas de saúde e ainda pudemos atingir a pessoas de vários pontos da ilha de Santiago” afiançou-nos Damilton Rodrigues,  Departamental da Saúde da Associação das Igrejas Adventistas em Cabo Verde.

Textos: Anderson dos Anjos
Fotos: Alexis Gonçalves