Notícias

Boa Vista: IASD capacita seus membros na luta contra suicídio, abuso e agressão sexual de menor

“Não ao Suicídio e Não ao abuso e agressão sexual de menor” é o tema da palestra organizada pelo Departamento Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para assinalar a semana do lenço que precede o Dia Mundial dos Desbravadores.

Este ano, a semana do lenço teve como propósito apoiar a campanha do Setembro Amarelo e a luta contra a Covid-19.

A palestrante Suely Fernandes relembrou que os dados do Ministério da Saúde apontam por uma média de 50 casos de suicídio por ano.

Dados que segundo a mesma fonte, leva a Igreja a capacitar os membros a trabalhar na prevenção do suicídio sem estigma e sem tabu.

Suely Fernandes apontou algumas causas que levam uma pessoa a tirar a própria vida, como forma de ajudar a congregação a traçar estratégias de prevenção ou de estar atentos aos sinais que na maioria das vezes são manifestados com um grito de silêncio.

“Os sinais servem de alerta e não devemos ignorá-los, mas sim, estar atentos para poder evitar o pior”, acrescentou a palestrante.

E por ser o abuso e agressão sexual de menor, uma causa de suicídio, houve capacitação da congregação, no sentido de orientar as crianças a identificar casos de tentativa ou do crime já consumado, avançou Elsa Semedo, do Departamento de Comunicação.

“Queremos alertar as nossas crianças, para não permitir que sejam tocadas nos lugares impróprios, por ninguém, seja nas suas casas, nas escolas ou na rua. E caso isso acontecer, que não fiquem em silêncio, mas sim, desabafar com uma pessoa de sua confiança, para que as mediadas sejam tomadas”, reforçou.

A palestra serviu ainda para dar aos pais ferramentas de combate ao abuso e exploração sexual de menor, tanto no lar como na comunidade.

“Como Igreja não compactuamos com crimes de abuso e agressão sexual de menor ou de nenhuma natureza, cometidos por quem quer que seja. Por isso, queremos ter pessoas capacitadas, para saber como proceder perante essa prática, onde e como denunciar, para que os prevaricadores sejam punidos pelos seus atos”, disse.

A palestra foi desenvolvida em parceria com a Rede Local de Combate ao Abuso e Agressão Sexual de Menor.

O presidente da rede local, Lamine Rash, salientou que é muito bom ter o engajamento da Igreja na luta contra esse crime, que tem feito “escola” na nossa sociedade.

Lamine Rash alertou as crianças a estar atentas ao semáforo do toque, mostrando onde deve ser e não deve ser tocada, quais os comportamentos a ter em casa e na rua e como fazer a denúncia perante uma tentativa ou do próprio abuso e agressão sexual.

O presidente da rede exortou os pais a estar sempre atentos no comportamento dos filhos, naquilo que levam para casa, entre outros.

“Foi praticamente uma conversa aberta, com uma boa participação e muita dinâmica. Foi uma capacitação no sentido não só de proteger as suas crianças, mas às outras que estão inseridas na comunidade, porque estamos perante um crime público”, realçou Lamine Rash.

Entretanto, de acordo com Elsa Semedo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia quer ser uma parceira das autoridades locais, na luta contra todos os males socias, sobretudo as que colocam em causa a dignidade e a integridade das crianças.

—-
Por Elsa Vieira, jornalista