Notícias

Convenção Departamentais de Saúde 2020

A Convenção dos departamentais de saúde para o ano 2020 aconteceu, neste domingo, 12 de Janeiro,

A Convenção dos departamentais de saúde para o ano 2020 aconteceu, neste domingo, 12 de Janeiro, no auditório da UNICV no Plateau, Cidade da Praia, sob o tema: “Saúde: o desafio de curar e salvar”.

O evento promovido pela AIASD-CV, através do Ministério da Saúde Adventista, reuniu cerca de 45 líderes oriundos dos distritos da Praia (Norte e Sul), Santa Cruz e Assomada e contou com a presença dos Administradores da Associação das Igrejas Adventistas do 7̊ dia em Cabo Verde, o Presidente, Pastor Natalino Correia, o Secretário, Pastor Armindo Genero e o Tesoureiro, Pastor Samyles Tavares e do Pastor David Dias, representando o distrito de Santa Cruz.

O encontro foi organizado tendo em vista os seguintes objetivos: motivar os departamentais da área da saúde a manterem-se engajados na missão, capacitá-los para serem líderes de excelência no cumprimento desta missão e muni-los de ferramentas apropriadas na execução de suas funções, bem como auscultar as suas necessidades, preocupações e contributos para este ministério.

Na abertura do evento, o Pastor Natalino Correia, Presidente da AIASD-CV, apresentou uma mensagem com ênfase na reforma de saúde, apelando a todos a viverem de acordo com os princípios e as orientações dadas por Deus, advertindo que “A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas.” (Ellen White, Conselhos sobre Saúde, p. 445).

Um dos temas apresentados e discutidos durante a convenção foi “A Filosofia Adventista da Saúde” que teve como propósito apresentar a posição da Igreja Adventista na área da saúde, recomendando a adoção dos 8 remédios naturais e da dieta ovo-lacto-vegetariana, de forma a garantir um estilo de vida mais saudável. Outros pontos interessantes do encontro foram o lançamento do calendário de atividades para o ano 2020 e a apresentação dos projetos do Ministério da Saúde a serem desenvolvidos neste quinquênio: Como deixar de fumar em 9 dias, Mexa-se pela vida, Vida por vidas, Feira de saúde e Escola de culinária vegetariana. “As qualidades de um líder” foi o último tema do dia, abordado pela irmã Nilda Fernandes, que deixou um convite assertivo a todos os líderes em assumirem uma liderança servil inspirada em Jesus Cristo.

A convenção foi encerrada em um clima de muita emoção e fraternidade, onde a Departamental do Ministério da Saúde, Dra. Heidy Graça, demonstrou a sua satisfação pelos resultados conseguidos, agradecendo a equipa nacional de saúde, os pastores, a UNI-CV e a todos os departamentais locais pelo envolvimento.

Veja algumas fotos, neste link

—-
Texto de: Ana Lissa Teixeira